sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Partituras...

      Como surgiram as partituras ?
Devemos agradecer a Guido d’Arezzo.
Durante muito tempo a música foi cultivada por transmissão oral, até que se inventou um sistema de escrita. Por volta do século IX apareceu, pela primeira vez, a pauta musical. O monge italiano Guido d’Arezzo sugeriu o uso de uma pauta de quatro linhas. O sistema ainda é usado até hoje no canto gregoriano.


Esse foi um de seus méritos, criou este sistema de escrita que facilitou a leitura da música unificando todos os critérios de até então. O sistema de quatro linhas paralelas, tetragrama, podia indicar com exatidão a altura de cada nota. Posteriormente, Guido acrescentou a quinta linha criando assim o conhecido pentagrama que usamos até hoje.



Outro feito do monge foi o sistema silábico para dar nome às notas, Encontrou a inspiração para tanto nas sílabas iniciais de cada verso da primeira estrofe do antigo e popular hino ao padroeiro dos músicos, São João Batista.
Ut queant laxis
Re
sonare fibris
Mi
ra Gestorum
Fa
muli Tuorum
Sol
ve polluti
La
bi reatum
Sa
ncte Ionnes

Sua tradução é: Para que nós, servos, com nitidez e língua desimpedida, o milagre e a força dos teus feitos elogiemos, tira-nos a grave culpa da língua manchada São João.


Cada articulação da mão de Guido foi associada a um intervalo da escala, de tal modo que os meninos do coro de Arezzo sabiam exatamente qual nota deveriam cantar: Guido afirmava que assim se poderia aprender música em apenas alguns dias, em vez de levar várias semanas. Solfège ou solfeggio (solfejo), como o sistema ficou conhecido, foi rapidamente adotado pelos estudantes de canto para a memorização de exercícios vocais. Durante o século XIX, o sistema de 


Guido foi adaptado para transformar-se no sol-fá tônico dos nossos dias, e usado para ensinar não-músico a cantar música coral. Foi nessa época que alguns tons foram reformulados de modo a facilitar o canto. Ut tornou-se Dó, Sa tornou-se Si (iniciais de Sancte Ioannes)
Guido d'Arezzo também escreveu bastante acerca do novo sistema de notação usando uma pauta com várias linhas, onde o fá e o dó eram especialmente assinalados com tinta colorida para marcar o tom. A mão de Guido e seu sistema depressa floresceu e encorajaram outros compositores a fazer música mais elaborada e interessante.

Guido d’Arezzo (992 — 1050) foi um monge italiano e regente do coro da Catedral de Arezzo (Toscana).

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