Falando um pouco sobre cada um..
Batuque - Ritmo trazido ao Brasil no século XVI, de Angola e Congo.
Consiste na mais antiga referência a uma dança brasileira.
É realizado em círculo e dele participam não apenas os dançarinos,
mas também os músicos e os espectadores.
Caxambu - É o batuque de negros do Estado de Minas Gerais. Assim como o
batuque, é acompanhado de cânticos, constítuidos, em sua maioria,
de versos emparelhados, que uma pessoa canta e outra responde.
Em Alguns lugares, recebe o nome de Jongo.
Congo - Encontrado no Espírito Santo, também é uma variante do antigo
batuque. Os registros de tais formações no Estado datam de meados
do seculo XIX. Instrumentos: tambores pequenos e grandes, com pele
em uma ou ambas as extremidades, casacas, chocalhos e cuíca.
Samba - Evolução do batuque, tem origem na palavra africana "semba"
(umbigada). É praticado no Brasil inteiro.
Coco - De origem alagoana, é a dança das pessoas humildes, sem condições
de ter um instrumento, que possuem apenas as mãos para marcar o
ritmo. Os intrumentos, quando os há, são: bombo, caixas, timbrel ( pandeiro sem a pele), chocalhos e outros.
Bumba-Meu-Boi - Dança dramática, de origem portuguesa, que narra um episódio
envolvendo o escravo Pai Francisco, que rouba e mata um boi para
que sua mulher grávida, com desejo, possa comer sua lingua. O
coronel descobre o crime, coloca Pai Francisco na cadeia e ameaça matá-lo,
caso não compre outro boi premiado. Os pajés e os
doutores são chamados e, depois de uma pajelança, ressucitam o
boi e todos dançam de alegria para comemorar. Também conhecido como
boi-bumbá (PA) e boi-de-mamão (SC), entre outros.
Forró - O termo talvez seja uma corruptela do inglês "for all", que se
escrevia em grande tabuleta nos canteiros de obras chefiados por
ingleses ou americanos, no Nordeste dos anos 30, indicando que a festa
recreativa era para todos. Pesquisadores nacionalistas, no entanto, alegam
que sua origem vem do termo "forrobodó", que na verdade não deixa de dizer a mesma coisa
somente acrescentando o fato que nessa festa havia distribuição gratuita de comida "bodó".
Xaxado - Sua dança já era conhecida no agreste e sertão de Pernambuco desde
a decada de 20. Música de cangaceiros, era estritamente vocal, tendo o
ritmo marcado apenas com o bater das coronhas dos rifles no chão.
Xote - Dança de origem alemã muito difundida na Inglaterra e na França,
a Schottisch foi trazida para o Brasil em 1851, onde ganhou, no
Nordeste, o nome de xote.
Vanerão - Conhecido em todo Brasil como forró gaúcho, consiste numa
dança de salão,em compasso quaternário, de origem cubana.
Maracatu - Folguedo popular típico do Carnaval de Pernambuco.
Caboclinhos - Folguedo carnavalesco que teve origem nas danças ameríndias,
nos estados da paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas,
e Minas Gerais.
Maculelê - Dança guerreira praticada por negros baianos, simulando-se um
combate com o jogo de bastões e facões, executado em ritmo eletrizante
produzido por atabaques.
Baião - Originalmente, era o nome dado à parte musical
executava com a viola pelos repentistas do Nordeste nos
intervalos dos cantos de desafio. Ganhou status de gênero
musical em 1946, com Luiz Gonzaga.
Bossa Nova - Surgida no final da década de 50, é uma variação
do samba, caracterizada por sofisticações harmônica, ritmo
melódico e tipica.
Frevo - Vale transcrever a definição que Câmara Cascudo dá a essa dança de rua e de salão: "é a grande alucinação do carnaval pernambucano. Trata-se de uma marcha de ritmo sincopado, obsedante, violento e frenético, que é a sua característica principal. E a multidão ondulando, nos meneios da dança, fica a ferver. E foi dessa ideia de fervura (o povo pronuncia 'frevura', 'frever', etc.), que se criou o nome de 'frevo'." A coreografia é improvisada e quase acrobática, executada originalmente com roupas coloridas e uma sombrinha. Não se pode deixar de mencionar que, a partir da década de 1970, o frevo ganhou espaço também no carnaval baiano.
Fontes: http://www.ritmosbrasileiros.com/
http://www.drummerworld.com/index2.html
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